terça-feira, 5 de maio de 2009

Здраво, Србија!*

Novamente uma longa ausência de notícias. Muito tem acontecido e pouco tempo (e paciência, confesso) para me sentar à frente do computador e escrever sobre o que se tem passado. Mas aqui vai! =):

No fim-de-semana de 24 a 26 de Abril foi tempo para mais uma viagem e para uma visita a um novo país. Desta vez, eu mais outro português, um polaco e dois alemães iriamos visitar a Sérvia. Saímos 6a de manhãzinha e abandonamos uma Ljubljana nublada para uma viagem de cerca de 7 horas até chegarmos a Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia e bem perto da capital, Belgrado. O plano seria de apenas passar ai um par de horas e depois seguir para Belgrado, mas esta cidade acabou por surpreender. Um sol fantástico acolheu-nos nesta pequena cidade, mas com um centro histórico bastante interessante e repleta de gente jovem pelas ruas.






Acabamos por passar horas a vaguear pelas ruas da cidade e assistimos ao por do sol numa esplanada do castelo da cidade, tendo por isso uma vista espectacular sobre Novi Sad.

Depois voltamos ao centro para jantar à luz de velas num bar/restaurante com as paredes pintadas de forma a confundir-se com uma biblioteca. Foi um final de dia perfeito nesta bela cidade.

Depois lá seguimos para Belgrado e quando lá chegamos andamos às voltas pela cidade à procura da pousada onde dormiriamos. Depois de voltas e voltas lá encontramos a rua da pousada. Estava fechada para obras! ahah Com tanta rua logo aquela não dava para entrar com o carro. Bem... lá arranjamos um espaço aldrabado para deixar o carro e caminhamos pela rua cortada ao trânsito em direcção à pousada. No meio por lá andam as buldozers de um lado para o outro e os trabalhadores a partir pedra, o que era sem dúvida alguma algo raro e nunca visto! O trabalho em nada tinha de especial, agora se tivermos em conta que era 1 da manhã quando a gente passava por aquela rua a coisa já muda de figura :P. Umas buldozers a passear àquela hora não é propriamente algo "normal"... Viemos a saber que estavam a trabalhar ali 24h/dia, sabe-se lá porquê!

Seja como for, la encontramos a pousada, deixamos as coisas e saimos para um copo numa esplanada. O dia seguinte foi totalmente dedicado a andar pelas ruas de Belgrado e a visitar os locais de maior interesse. Pelo meio, lá se senta numa esplanada para beber um café e aproveitar o sol.






No último dia partimos em direcção a um parque nacional ali perto onde existem alguns mosteiros. Tivemos a oportunidade de visitar dois, de ter um dia em plena natureza e de terminarmos com uma espécie de piquenique.




A partir dai esperavam-nos mais umas horas até ao regresso à Eslovénia e a Ljubljana. Lá teríamos de deixar este país onde se escreve de uma forma esquisita (cirílico), mas onde o custo de vida é sem dúvida alguma bastante barato. Ai a vontade de abrir a carteira e aproveitar todas aquelas bagatelas!... Mas não podia ser pois ainda havia muita viagem para completar e há que ser poupadinho :P.

*Tradução: Olá, Sérvia!

4 comentários:

Tanocas disse...

Escrever de forma esquisita é pouco... imagino falar!!!

Tanta viagem.... tb quero!

Beijocas

Anónimo disse...

Olhe sr charlie, de facto estava a estranhar tamanha ausência! (tivesse ele publicidd no blog, estava aqui sempre caídinho, qual paciencia qual queeee lol). -> ainda tens d m contar oq aconteceu, btw!
Ele é Servias, ele é tudi tudi! Nem sei como te deixaram passar na fronteira! ihih :)

Bitocha disse...

Bem-vindo de volta à novidades no blogue. Confesso que senti a tua falta :)

Isso é que é fazer inveja, com tanto passeio e coisa bonita para ver!!!!

Beijinhos

Sissa disse...

Saudades!!!!!!!!!!!!!! :)

Bjocas