Já anteriormente tinha referido que na Eslovénia existe um surpreendente interesse por Portugal e pela nossa língua. Apesar de o espanhol continuar a dominar no que se refere à escolha entre português/espanhol, existe ainda assim uma boa percentagem de pessoas que de olhos a brilhar diz adorar a nossa língua.
Na noite em que voltei das férias da Páscoa fui a um mini-concerto numa pousada da juventude aqui em Ljubljana. Qual não foi o meu espanto quando durante a conversa com amigos oiço ao fundo alguém ao cantar dizer "fado". Paro e presto atenção. A rapariga que cantava estava de facto a cantar um fado com a parte instrumental em sons de tango. Uma mistura lindíssima, mas que me deixou orgulhoso por ser na nossa língua. Depois mais um fado, uma música em espanhol, de seguida Cesária Évora,... Ainda assim predominava a língua de Camões. E o português era perfeitíssimo, de tal modo que a cantora só podia ser portuguesa. Mas a verdade é que no final ouvia-a a falar com amigos em esloveno e com o à vontade de alguém nativo nessa língua. Lol fica a dúvida da nacionalidade, mas que foi uma bela surpresa lá isso foi.
No sábado à noite, numa fila para entrar numa discoteca, também ficamos a conhecer uma eslovena que nunca aprendeu português mas que adora o som da língua e que quer aprender. E a forma entusiastica como o diz não deixa margem para dúvidas.
Já hoje de manhã quando acabei a aula de educação física - que me faz lembrar as aulas do secundário ahah - estava à espera dos meus amigos e oiço uma música e conhecida e ponho-me a cantarolar. Só depois me dou conta! A música era inglês, mas de um artista bem português: David Fonseca. Nem queria acreditar que estava a ouvir essa música que tantas vezes ouvira nas rádios portuguesas, mas desta vez numa rádio eslovena.
Há alturas em que uma pessoa se sente orgulhosa da sua pátria, da sua cultura e da sua língua. Quando um país tao pequeno e distante quanto a Eslovénia valoriza esses mesmo valores, é impossível não sentir uma alegria interior.
Há 7 anos
6 comentários:
Isso não serão saudades desta terra à beira mar plantada?????
Acredito que se sinta um grande orgulho estando tão longe e tão perto de gente que tem uma maneira "esquisssssssita" de falar Lol
Ai q coisa mai linda!!!
Mas concordo com a Ana, estás a ficar nostálgico! :P
Bjoca
Revolta dos tuguinhas!!!!
Ainda vamos ver o magalhaes na venezuela.
Ou sal algarvio nas estradas de frança!
Ou vinho do porto em inglaterra!
Ou cortiça nas naves da NASA!
Ou erasmus tugas em ljubljana...
PS: Eh lá, um comentário inteiro sem dizer disparates! Bem bonito!
AAAHHHH!, como ves o amigo David NUNCA te abandona. E congratula-te de eu nao estar a cantar isso às 4h da manhã depois de comer um pacote de gauffres:p
Aaaanthony, coloca meu blog na tua lista aêê!
Ainda acho um absurdo te excluirem dos anuncios! pffff
bjoss
Os Tugas estão mesmo em todo o lado. saudades, Anto.
Enviar um comentário